Linx Quattro

Estilo
Principais recursos
Receptor Intra Canal (RIC)
Versão¹
Preço²
Ano lançamento
intermediaria premium
R$ 9.500,00
2019
¹Um mesmo modelo pode possuir muitas versões diferentes – ²As versões podem ter preços diferentes e, dependendo dos recursos existentes numa versão, os valores podem ser o dobro de uma versão mais básica – ³Os valores apresentados aqui são uma média entre os valores informados pelas clínicas parceiras e pelos usuários dessa plataforma – ⁴Os valores são por unidade e não o par.
Estilo
Receptor Intra Canal (RIC)
Principais recursos
Versão¹
901
Preço²
R$ 9.500,00
Ano lançamento
2019
¹Um mesmo modelo pode possuir muitas versões diferentes – ²As versões podem ter preços diferentes e, dependendo dos recursos existentes numa versão, os valores podem ser o dobro de uma versão mais básica – ³Os valores apresentados aqui são uma média entre os valores informados pelas clínicas parceiras e pelos usuários dessa plataforma – ⁴Os valores são por unidade e não o par.
Resumo
Aparelho de linha Premium da fabricante Resound, focado em conectividade com smartphones.
Análise dos editores
Lançado em 2018 pela fabricante dinamarquesa RESOUND, o LINX QUATTRO é um aparelho que traz várias funções interessantes. Eu testei ele durante sete meses e conto para você aqui agora como foi essa experiência.
Bom vamos ir direto ao ponto sobre esse interessante aparelho da RESOUND. Ele apresenta vários estilos e o que eu testei foi o modelo receptor no canal.
Esse estilo receptor no canal tem o receptor dentro da cápsula (molde), que vai dentro da orelha (daí o nome, receptor no canal) e o processamento do aparelho é feito no corpo, que vai apoiado atrás da orelha. Além desse estilo, a RESOUND também apresenta o QUATTRO na versão BTE que é um pouco maior e também fica atrás da orelha, com a diferença que o receptor tambem fica no corpo do aparelho e não dentro do canal, como esse que testei. Também existe o estilo intracanal, que vai lá da orelha, como o próprio nome diz e também é conhecido como CIC ou ITC, dependendo do caso.
Vale destacar que essa versão do Linux 4 conta com a certificação IP68, que confere ao aparelho alguma resistência contra a água e a poeira. Significa que você pode pular dentro de uma piscina? Isso não, mas você não deverá enfrentar problemas se pegar de repente uma chuva, desprevenido, é claro desde que ao chegar em casa você coloque ele dentro de um desumidificador elétrico.
Essa é a versão que testei é mais completa do LINX QUATTRO. A RESOUND trabalha com várias versões de seus modelos, por exemplo, versão 5, versão 7 e a versão 9. Geralmente um número maior significa mais recursos e os números menores são aparelhos mais de entrada, mais acessíveis em relação ao custo. Então, a versão 9 é a mais premium do modelo. Atualmente o aparelho mais recente da RESOUND é o ONE, mas ele ainda não está disponível aqui no Brasil (outubro de 2022).
E a qualidade do som? Bom o que mais interessa num aparelho auditivo além de todos os seus recursos é a qualidade sonora, certo? Ou seja, a forma como um aparelho auditivo realiza o processamento dos sons. Seria a mesma coisa se a gente tivesse um aparelho celular, um smartphone, que tirasse boas fotos, oferecesse vários recursos de áudio, mas na hora de você fazer uma ligação telefônica, decepcionasse na qualidade sonora. É mesma coisa do aparelho auditivo. Não adianta nada ter inúmeros recursos, mas na hora do processamento do som, o aparelho deixar a desejar.
Eu quero fazer uma ressalva em relação ao processamento dos sons de um aparelho auditivo: cada pessoa tem sua própria experiência, pois cada fabricante tem o seu próprio algoritmo de processamento dos sons. Então, o que para mim pode ser muito bom, para você pode não ser nem tanto assim, ou seja, cada pessoa tem uma percepção diferente em relação a um mesmo aparelho auditivo. Eu já tive várias experiências com isso, aparelhos auditivos que eu achei o processamento de som excelente e que outras pessoas que testaram o mesmo aparelho auditivo e não acharam tanto assim, ou até mesmo odiaram. Então veja bem, você tem que testar, comparar, fazer o teste com o maior número de aparelhos auditivos antes de se decidir sobre a aquisição.
Um outro detalhe também importante de mencionar: o nosso cérebro tem a maravilhosa capacidade de se adaptar aos sons. Significa que mesmo que você, no primeiro momento, no segundo dia, até mesmo nas primeiras semanas, ache o som bem estranho, um pouco difícil de se acostumar, o nosso cérebro tem a capacidade de, passado alguns dias, algumas semanas, se adaptar com aquela forma de processamento do som.
É por isso que muitas pessoas sentem essa mudança depois de alguns dias de uso do aparelho auditivo. Infelizmente o que acontece é que muitas pessoas desistem de usar o aparelho quando percebe algum desconforto, nos primeiros dias de uso ou às vezes diminui as horas de uso, passando a usar apenas algumas horas, apenas quando sai de casa, ou até mesmo deixando de usar completamente. Então, quanto mais você usar o aparelho auditivo, mais ele se adaptará, mais o seu cérebro compreenderá e se adaptará a forma de processamento desses sons.
Bom, feita esta ressalva, eu quero dizer que o Quattro me surpreendeu. Me surpreendeu positivamente. Eu achei muito mais límpido, muito mais equilibrado, percebi muito mais clareza no processamento dos sons desse aparelho aqui.
Inclusive em relação a outros aparelhos que eu uso atualmente, a compreensão da fala ficou um pouco melhor em relação a esses outros aparelhos que eu uso. O quanto ficou melhor? Dá pra medir? Até dá, mas eu teria que usar métodos científicos para aferição, que eu ainda estou me preparando para fazer em análises futuras.
Essa é a minha experiência e lembrando que eu uso ele já há sete meses, com o uso diário e uso intenso, ou seja, eu começo a usar o aparelho por volta das 7 horas, assim que eu acordo e uso até por volta das 23:30h. E isso quando eu não uso durante o sono também, muitas vezes eu vou dormir com aparelho auditivo do lado esquerdo.
Vamos falar agora sobre algo que eu sou um extremo entusiasta, que é o streaming de áudio direto. Quando a gente fala em streaming de áudio direto, estamos nos referindo a capacidade do aparelho auditivo de se conectar diretamente com smartphone, sem precisar de nenhum outro acessório intermediário. A RESOUND foi a primeira fabricante de aparelhos auditivos que implantou essa funcionalidade de conexão direta entre aparelhos auditivos e smartphones. O LINX QUATTRO, além de fazer conexões diretas com os iPhones, o faz também com alguns aparelhos Android, por exemplo, os aparelhos da linha Galaxy S, todos eles, do S9 para cá, S21 e o S22, da linha Note também, o Note 10, ou Note 20 e também alguns aparelhos da OnePlus, o Oneplus 7, o 7 PRO o OnePlus 8 e o 8 PRO também se conectam diretamente com o Linx QUATTRO.
A conexão é bem estável. Em algumas situações, no meu caso que eu uso o Galaxy S21, eu preciso às vezes usar o botão de volume de mais ou de menos, para poder ativar a conexão direta, mas eu percebo que é muito mais um problema do próprio sistema operacional do Smartphone, ou seja, da Samsung, do que com o aparelho auditivo em si, porque também observo esse pequeno bug no aparelho da Starkey, o LIVIO AI. Fora isso a qualidade do streaming é excelente, um dos melhores streamings, em relação a suavidade do som, a qualidade sonora que eu já testei.
Falando sobre as pilhas, o QUATTRO utiliza a pilha 312 e essa versão que testei não é recarregável, mas a Resound também tem a versão recarregável dele. Ele tem uma boa autonomia, em torno de 117 horas de uso por pilha, isso em uso com streaming de áudio direto, com Smartphone, ou seja, usando aparelho auditivo com áudios do WhatsApp, com áudios de audiobooks, audiolivros, ouvindo as minhas músicas no Spotify, 117 horas de uso contando meu uso diário de 17h, 18 horas por dia!
Eu ainda acho que o aplicativo da RESOUND, O SMART 3D, que é o aplicativo da RESOUND para os seus aparelhos auditivos o melhor aplicativo, na minha opinião, porque ele não é o que oferece a maior quantidade de recursos, mas dentre os recursos oferecidos, ele apresenta uma grande estabilidade nessa conexão entre aparelho auditivo e smartphone. Tem todas as funções básicas: você vai encontrar, além da função pra você alterar a intensidade do volume do aparelho auditivo, você também pode fazer ajustes na equalização do som, ou seja, mexer nos graves, agudos, médios, de acordo com o seu perfil, de acordo com o seu gosto, além é claro, de outros recursos, como por exemplo, ativar e desativar redutor de ruído e também mexer na intensidade desse filtro, dessa redução, além de outros recursos interessantes que já estavam presentes no aplicativo da Resound desde 2017, como por exemplo, você ativar algum tipo de programa de acordo com a localização, através do uso do GPS.
Essa foi a minha experiência de uso com o RESOUND LINX 3D. Espero que possa te ajudar na comparação dos seus aparelhos auditivos, na hora de adquirir o seu aparelho.
Análises dos Usuários